Place Image
Place Image
Place Image
Place Image
Place Image
Place Image

São Marcos

Santarém, Pará - Brasil

Localização

A comunidade de São Marcos está localizada às margens do Rio Arapiuns na Resex Tapajós-Arapiuns.

Com cerca de aproximadamente 25 famílias que trabalham diretamente no turismo de base comunitária.

Como Chegar

Partindo de Santarém, o transporte é feito por barcos de linha regulares, com saída da cidade até a comunidade. A programação de dias e horários é alternada pelas embarcações, que fazem paradas nas comunidades para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias.


  • Opção mais econômica:

Ideal para quem viaja sozinho, são barcos regionais de madeira, com capacidade de lotação de 30 a 60 pessoas. Os passageiros viajam sentados ou acomodados em suas próprias redes. A saída é em frente ao Mercadão 2000. Em geral, viajam carregando pessoas e mercadorias e no período do verão amazônico, os barcos utilizam canoa e/ou lancha como transporte auxiliar para desembarque de passageiros na comunidade. Tempo de navegação: Santarém-São Marcos: 5h.


  • Opção mais rápida:

É possível também fretar lanchas saindo de Santarém e/ou vila de Alter do Chão. São transportes de alumínio e motor a gasolina, com cobertura parcial ou integral, com capacidades que variam entre 6 e 20 passageiros. Além da rapidez, oferecem também a possibilidade de escolher dia e horário, com o tempo de deslocamento Santarém-São Marcos de 2 horas.

Hospedagens

São Marcos ainda não dispõe de pousada ou redário. A orientação aos visitantes é a contratação de um roteiro personalizado, sendo que a hospedagem pode ser realizada em alguma comunidade próxima ou ainda em barcos de turismo e passeio com estrutura para pernoite.

Alimentação

A comunidade conta com serviços de alimentação baseados em cardápio regional, com oferta de café da manhã, lanche e/ou almoço, realizado na casa de comunitários. O visitante deve comunicar previamente para a disponibilização desse serviço, com agendamento prévio e ainda se há alguma alergia alimentar.

Vivências

Os atrativos são a farinhada, passeio de canoa no igapó onde o visitante tem contato direto com a natureza e banho no igarapé. Outras opções disponíveis: trilha, pescaria e piracaia regional, grafismo corporal e artesanato da palha de tucumã produzido pelas mulheres da comunidade.

Conforme disponibilidade, é possível organizar:


  • Rodas de conversa em casa de comunitários
  • Visitas às comunidades próximas, produtoras de artesanato em fibra de tucumã
  • Acompanhar um dia de trabalho na roça
  •